Itabuna lidera território sul em número de formalizações de MEI‏

Itabuna, capital regional do empreendedorismo
Ascom

Aos 55 anos, o taxista Wilson da Silva Nery sempre trabalhou na informalidade. Diarista em um taxi de amigo, ele ganha dinheiro de acordo com o movimento da praça, vivendo de comissões. Em junho de 2015, Wilson resolveu tomar uma decisão. Procurou a Sala do Empreendedor, em Itabuna, sul do estado, e se formalizou. Agora como Microempreendedor Individual (MEI) diz que está mais tranquilo. “A idade chega. Preciso ter algumas garantias como, por exemplo, a segurança de poder contar com a Previdência Social, caso necessite”, reconhece.

Assim como ocorreu com o taxista, o município de Itabuna foi o que mais tirou trabalhadores da informalidade e registrou novos microempreendedores individuais em 2015, na região sul do estado. Pelo Portal do Empreendedor, via internet, em relação a 2014, a cidade acumulou um crescimento de 28,5% no número de formalizações. Somado ao número de trabalhadores que se formalizaram pela Sala do Empreendedor, na Prefeitura, o aumento atingiu a marca de 45% em relação ao ano anterior.

O comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios e os setores de cabeleireiros, ambulantes e taxistas foram os que mais cresceram. Em Itabuna, a maior parte dos MEI é formada por homens (54,17%), com idade entre 31 e 40 anos. Até o último dia 14 de dezembro, quando foi realizado o mais recente levantamento pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Itabuna registrava 6.632 microempreendedores individuais em atividade contra 3.884 em 2013. Um aumento de 70 por cento entre um ano e outro.

Sala ItineranteSegundo o gerente adjunto da Unidade Regional, Michel Lima, “o crescimento em Itabuna é analisado de forma positiva, tendo em vista as ações de fomento à formalização efetuadas pelo Sebrae e Prefeitura, através da Sala do Empreendedor, principalmente através de mutirão nos bairros”, destacou. Lima refere-se à iniciativa da Prefeitura que não tem apenas esperado o interessado do MEI em procurar a Sala do Empreendedor. Equipes da secretaria têm visitado bairros periféricos, orientando e trabalhando para o registro de novas formalizações.

“A Sala Itinerante não é apenas uma iniciativa para aumentar o número de pessoas nos índices estatísticos de formalizações”, explica o secretário José Humberto Martins. Ele destaca que a parceria com o Sebrae permite avanços que fortalecem o pequeno negócio. O Sebrae entra com a capacitação desses empreendedores e a Prefeitura com o apoio na formalização. Para este ano, o secretário anuncia a compra de uma van personalizada que irá percorrer os bairros, oferecendo serviços e facilitando a vida de quem já é MEI com a emissão de documentos e boletos.

De acordo com levantamento realizado pela Unidade Regional Ilhéus do Sebrae em todos os 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul, foi registrado um crescimento médio de 18,81% em 2015, tendo como referência o ano anterior. O total de formalizados pulou de 16.104 para 19.834 microempreendedores. Além de Itabuna, os municípios que mais se destacaram nos índices de formalizações quando comparados a 2014 foram, respectivamente, Santa Luzia, Mascote, São José da Vitória, Uruçuca e Ilhéus.